segunda-feira, 14 de junho de 2010

Campeão da Copa do Mundo de 1958 - Primeira Estrela

Vamos começar a partir deste post a contar a história das 5 vitórias do Brasil em Copas do Mundo. Como já dito, contaremos uma por dia.

A Seleção Brasileira foi formada em 20 de agosto de 1914, e já nos seus primeiros jogos enfrentou outras duas grandes seleções: Inglaterra e Argentina (na verdade, o Exeter City da Inglaterra, hoje disputando a quarta divisão do campeonato inglês huahuahua). Contra a Inglaterra fez 2x0, e venceu por 1x0 a Argentina num jogo em Buenos Aires.

O primeiro título que a Seleção conquistou foi o Campeonato Sul-Americano de 1919, hoje a Copa América.

O Brasil foi o único país que se classificou para todas as edições da copa do
mundo.
O primeiro gol feito em Copas pelo Brasil foi em 1930 por Preguinho. Em 1950 o Brasil sediou o torneio (a única vez diga-se de passagem) e perdeu a final para o Uruguai. ¬¬'

Em 1958, na Copa da Suécia, seria nossa redenção.

Aparecem Pelé e Garrincha.

Fato curioso é que para essa Copa, os brasileiros foram os únicos a levar um psicólogo junto. Muitos ainda se recuperavam do trauma de 1950. Foi tenso.



Pelé na Copa de 1958 impressionando o mundo

Além de Pelé e Garrincha, o time contava com
Gilmar, Djalma Santos, Nilton Santos, Zito, Didi, Vavá, Zagalo e outros.
Após ganhar da Inglaterra, URSS e Áustria o Brasil foi para a final com a Suécia.

Nos primeiros 4 minutos, a Suécia já havia marcado um gol, mas 5 minutos depois o Brasil empatou com gol de Vavá. Aos 32 minutos, Vavá marcou mais um gol.
No 2° tempo, Pelé marcou um gol aos 10 minutos, seguido de mais um gol feito por Zagalo, adivinhem só, aos 13 minutos. E pra fechar, aos 45 do segundo tempo Pelé marca mais um, totalizando 5 gols para o Brasil contra 2 da Suécia.

Nesse jogo, o Brasil pela primeira vez usou o uniforme secundário azul, pois o da Suécia também era amarelo. Foi decidido em sorteio quem usaria qual. Dizem que foi a própria Suécia que emprestou seu uniforme reserva para os jogadores brasileiros, que ás pressas costuraram nosso Brasão em cima.


Vídeo da final de 1958. Bellini foi o primeiro a fazer o gesto de erguer a taça acima da cabeça. Dizem que foi apenas para que todos os fotógrafos pudessem bater fotos. Mas o gesto ficou imortalizado.


Essa foi a história da nossa primeira vitória em Copas do Mundo.
Amanhã acompanharemos como foi a conquista da Segunda Estrela. ;)

1 comentários:

s2Tuka disse...

Puxa vida, perder para o Uruguai, que triste hein =/

Postar um comentário

by TemplatesForYou-TFY
SoSuechtig, Burajiru