domingo, 6 de junho de 2010

Brasil sobe no ranking de melhor país para se viver

O Brasil ficou em 38º lugar, em um ranking mundial sobre os melhores países do mundo para se viver, elaborado pela revista International Living. Segundo a publicação, a liderança dessa lista ficou com a França - pela quinta vez seguida.

O Brasil subiu da 43ª posição no ranking de 2009 para a 38ª neste ano. Em 2008, o país havia ficado na 39ª posição. A classificação da revista norte-americana leva em conta vários quesitos para definir o ranking, como custo de vida, acesso à cultura, economia, infraestrutura, saúde e clima.


O País recebeu suas melhores pontuações nos quesitos liberdade e segurança, ambos com 83 de 100 pontos. Em acesso à cultura, ficou com 58 pontos, seu pior desempenho.

Como podemos ver, a cada ano o país tem subido no ranking. Apesar de ainda estar um tanto quanto longe do topo da lista, podemos considerar a posição muito boa tendo em vista que tivemos pontuação muito alta em dois quesitos de suma importância - Liberdade e Segurança.

Ficamos com baixa pontuação em acesso á cultura. Mas será que não podemos dizer que a culpa desta pontuação é do povo brasileiro?

Afinal, muitas pessoas demonstram pouco interesse na cultura do próprio país ou no prestígio de seus artistas ou das variadas formas de arte, dando pouca importância á teatros e museus. Ou seja, a culpa de um país não ser bom pra se viver, não pode recair sobre apenas uma pessoa ou poder. A população como um todo contribui pra isso.

Talvez quando começarmos a repensar alguns conceitos nossos, não subamos um pouco mais nessa lista.

Por isso, a enquete dessa semana é: "
Você acredita que o Brasil é um país bom pra se viver?" Dê seu voto na coluna Território Amarelo. ;)


0 comentários:

Postar um comentário

by TemplatesForYou-TFY
SoSuechtig, Burajiru