quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Começou o Censo 2010

http://www.guiame.com.br/images_materia/materia/s_4617.jpg


Começou nesse domingo, 1º de agosto de 2010, o 12º Censo Demográfico brasileiro. Ao longo desta semana e pelos próximos três meses, 191.972 recenseadores do IBGE percorrerão os 8.514.876,599 km² do território nacional, nos 5.565 municípios brasileiros, com a tarefa de contar quantos somos e saber como vivemos. Seja nos cerca de 58 milhões de domicílios particulares, seja em orfanatos, asilos e outros domicílios coletivos, nenhum brasileiro ficará de fora dessa mega operação, que envolve o trabalho direto de aproximadamente 230 mil pessoas e cujos resultados vão subsidiar o planejamento de políticas públicas e privadas pelos próximos dez anos.
-

“O Censo 2010 mostrará um país mais escolarizado, mais inserido no mundo digital, mais envelhecido, com nível de renda melhor, com padrões mais difundidos de acesso aos produtos de consumo, com novas estruturas familiares e com a crescente presença da mulher no mercado de trabalho e no ensino superior. Esse é o retrato que vamos registrar”, afirma o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, avaliando as transformações pelas quais o Brasil passou na última década.



Para conseguir tirar essa fotografia mais nítida possível dos brasileiros e de suas condições de vida, o IBGE conta, acima de tudo, com a colaboração da população, que deve receber bem o recenseador e responder o questionário corretamente.

Um país que conhece a si mesmo só tem a ganhar.

Ao longo das próximas semanas, e até 31 de outubro, cada domicílio brasileiro receberá a visita de um recenseador do IBGE. É a partir das informações coletadas por eles que o Brasil poderá se planejar para os próximos dez anos: elas ajudarão a definir políticas públicas em níveis nacional, estadual e municipal, além de auxiliar a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos.

Cada um dos 191.972 recenseadores poderá ser identificado pelo seu uniforme – colete e boné, com logotipo do Censo -, pelo equipamento eletrônico de coleta de dados (PDA) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto. Essa identidade poderá ser confirmada por meio de ligação gratuita para o telefone 0800-7218181, das 8h às 22h, e pelo site do IBGE na Internet, no link www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php.

Como grande parcela da população passa a maior parte do dia fora do domicílio, os recenseadores poderão fazer visitas no horário noturno, durante feriados ou finais de semana. Cada recenseador organizará seu trabalho a fim de conseguir entrevistar ao menos um morador de todos os domicílios. Ou seja, todos serão contados, mas nem todos serão necessariamente entrevistados.

Uma novidade do Censo 2010 é a opção de preencher o questionário pela Internet. Mas a possibilidade só é válida após a visita do recenseador – que fornecerá um envelope lacrado contendo códigos (e-tickets) que dão acesso ao questionário, em site seguro e criptografado. A medida garante o sigilo e a segurança das informações prestadas. É possível responder de qualquer computador, em casa, no trabalho e até em uma lan house.

Se faltar luz ou a conexão com a Internet cair durante a resposta, não há problema. As informações já enviadas estarão salvas. Basta, em momento posterior, acessar novamente o site, informar o e-ticket e seguir respondendo. O máximo que se perde são as informações da tela em que a pessoa estava quando da queda de energia ou conexão.

O questionário para resposta via Internet não estará na homepage do IBGE e não será possível acessá-lo sem antes receber a visita do recenseador. O IBGE não enviará nenhum e-mail solicitando preenchimento de questionários. Portanto, as pessoas não devem abrir nenhuma mensagem eletrônica supostamente enviada pelo IBGE.

Haverá um prazo para o morador efetuar as respostas via Internet e, caso ele não o faça, o IBGE entrará em contato, solicitando o envio das informações.

Censo revelará realidade de cada município

O Censo Demográfico é a única pesquisa domiciliar a levantar informações sobre todos os 5.565 municípios brasileiros e, para alguns quesitos, trará dados até mesmo para bairros e distritos. Investigando as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor e raça e religião, o questionário do Censo foi amplamente discutido com especialistas e usuários, atende a recomendações internacionais e trará perguntas capazes de verificar as transformações sociais desde a realização do Censo 2000.

Transformações que influenciaram a inclusão de novas perguntas neste ano. Sobre os domicílios, haverá questões sobre o uso de medidor e disponibilidade de energia elétrica, a existência de telefone celular e de motocicleta, acesso à Internet, emigração internacional, mortalidade e responsabilidade compartilhada. Em relação aos moradores, o IBGE investigará a etnia ou povo indígena, as línguas indígenas faladas, a existência de registro de nascimento para as crianças de até dez anos, o curso de especialização de nível superior, o recebimento de rendimentos provenientes de programas sociais, o tempo de deslocamento de casa para o trabalho e o arranjo familiar de cônjuges do mesmo sexo.

Censo poderá ser acompanhado em site, redes de relacionamento e pelas comissões de geografia e estatística

O site do Censo 2010 (www.censo2010.ibge.gov.br) terá informações atualizadas sobre a pesquisa. Além disso, será possível acompanhar o trabalho em redes sociais como Twitter e Facebook, além de assistir a vídeos no Youtube. O andamento da coleta de dados e os resultados parciais do número de habitantes de cada município também serão acompanhados pelas Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGEs), que unem o IBGE a representantes de governos locais, da iniciativa privada e da sociedade em geral e representam a garantia de transparência do trabalho feito pelo instituto.

O “Guia do Censo 2010 para Jornalistas”, disponível para consulta e download na Sala de Imprensa do site do IBGE (http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/guia_do_censo_2010.php) também esclarece dúvidas, no formato de perguntas e respostas.

O primeiro resultado total da população será conhecido no dia 27 de novembro, e nos meses seguintes serão divulgadas as demais informações referentes aos questionários do Censo.

0 comentários:

Postar um comentário

by TemplatesForYou-TFY
SoSuechtig, Burajiru