quarta-feira, 7 de setembro de 2011

7 de Setembro - dia da Independência do Brasil


A imagem acima foi uma homenagem do Google ao dia Independência do Brasil, colocado em sua página inicial.

Independência. Que conceito meio abstrato não? O que realmente é independência? O Brasil é realmente independente? E os livros de história, estão contando a verdade?

Fica difícil responder essas perguntas. A história oficial diz que no dia 7 de
setembro de 1822, Dom Pedro I, príncipe regente, ás margens do rio Ipiranga, junto com sua comitiva bradou "Independência ou Morte!". E a partir daí o Brasil foi independente.

Mas porque isso aconteceu? Naquele momento, Dom Pedro e sua comitiva voltavam de uma viagem e pararam ali. Alguns dizem que pararam por que D. Pedro estava com diarréia, por que comeu muito no dia anterior. Ali ele recebeu três cartas: Uma de seu pai, com ordens para que voltasse a Portugal e se submetesse a corte. Outra de José Bonifácio aconselhando
D. Pedro a romper com Portugal e outra de Maria Leopoldina de Áustria apoiando Bonifácio, e com um dizer muito, digamos, capcioso: "O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece"

Mas 7 de setembro foi o dia onde se iniciou o processo de independência, que só se consolidou em 12 de outubro de 1822, quando o príncipe foi aclamado Imperador do Brasil, recebendo o título de Dom Pedro I. Ainda houve a Guerra da Independência com recursos da Grã-Bretanha, combatendo a resistência portuguesa no nordeste brasileiro. Em 1823 tudo já estava solucionado.




Quadro de Pedro Américo retratando o grito da Independência. O quadro da época com mais erros históricos que se tem notícia, como por exemplo, a margem do rio estar do lado errado, só pra ficar mais bonito.


Existem diversas falhas históricas que são contadas até hoje. O quadro "Independência ou Morte" de Pedro Américo é um exemplo disso: Ele foi encomendado para tornar o ato mais heróico. Mas a comitiva não vestia essas roupas de gala nem era tão grande. A margem do rio deveria estar atrás de D. Pedro, e nem seria vista no quadro. Fora que historiadores não encontram na época registros em jornais deste famoso grito, criando-se a suspeita de que essa história foi construída para afirmar D. Pedro como herói do povo.

Existiram ainda diversos interesses pessoais e aristocráticospara que a Independência acontecesse. Mas ela aconteceu. Pelo menos de forma a tornar o Brasil um país Soberano e não mais uma colônia. Mas ainda somos dependentes de algumas coisas, como por exemplo, cultura de outros países, as quais importamos e temos como nossas. O processo de independência ainda não acabou, e ele deve acontecer no povo.

Quer conhecer mais erros históricos sobre como a Independência do Brasil foi tratada? Faça o teste da Super Interessante clicando no link:


O importante em tudo isso é que já vivemos em uma outra época e devemos lutar para que o país seja realmente independente, e pra que tenhamos identidade nacional, defendendo nosso território.

0 comentários:

Postar um comentário

by TemplatesForYou-TFY
SoSuechtig, Burajiru