quarta-feira, 23 de junho de 2010

Tetracampeão - Copa do Mundo de 1994 - Quarta Estrela

Essa edição da Copa aconteceu nos Estados Unidos. O país não tem muita tradição com futebol ou "soccer" mas bateu recorde de público de todas as Copas.


O Brasil já não ganhava uma Copa há 24 anos.


Dessa vez como estrela da Seleção tínhamos Romário, que na época estava em boa fase no Barcelona. O time foi comandado pela dupla Parreira / Zagallo, que convocaram Romário apenas no último jogo das eliminatórias, onde fez 2 gols contra o Uruguai, classificando o Brasil para esta Copa. Vivíamos também a época de ouro do goleiro Taffarel.


Dunga e Romário - Nessa época, ainda jogavam do mesmo lado...


O Brasil começou ganhando da Rússia de 2x0, depois do Camarões de 3x0 e depois empatou com a Suécia por 1x1. Porém se classificou para as oitavas de final, onde enfrentou o anfitrião EUA, ganhando de 1x0.

Nas quartas de final enfrentou os Países Baixos num festival de gols, vencendo de 3x2. Na semi-final ganhou da Suécia por 1x0.


A final foi histórica por diversos motivos: Assim como na última vez que havia vencido uma Copa, o Brasil encontrou a Itália para o embate. A Seleção que vencesse seria a primeira a conquistar o tetracampeonato, já que as duas já tinham levado o tri.

Também foi a primeira final de Copa a ser decidia nos pênaltis, já que o tempo normal e a prorrogação acabaram em 0x0. (A Copa de 1990 também foi decidida no pênalti, mas no tempo normal e não pós-prorrogação).


Para o Brasil bateram: Márcio Santos, Romário, Branco e Dunga. O primeiro teve seu pênalti defendido por Gianluca Pagliuca e os outros três marcaram.


Para a Itália bateram: Franco Baresi, Demetrio Albertini, Alberigo Evani, Daniele Massaro e Roberto Baggio. O primeiro chutou para fora, o segundo e o terceiro marcaram, o quarto teve seu pênalti defendido por Taffarel e Baggio chutou para fora.

A Seleção aproveitou para homenagear Ayrton Senna que havia morrido dois meses antes, justamente num circuito da Itália. Ergueram um cartaz que dizia: "Senna, Aceleramos Juntos. O Tetra é Nosso"



Baixinho erguendo o caneco

Veja o vídeo do último pênalti que decidiu o tetra (veja também a gravata que Pelé estava usando ¬¬'):



A própria Itália veio a igualar o feito do Brasil de ganhar 4 Copas na edição de 2006. Mas á essa altura, já tínhamos garantido nossa quinta estrela. Mas essa história vai ser contada no próximo post sobre nossas 5 estrelas ;P


9 comentários:

Alessandro disse...

muio massa, so não entendi essa frase A Copa de 1990 também foi decidida no pênalti, mas no tempo normal e não pós-prorrogação). não teve prorrogação e foi direto aos penaltis?
alguém me explica hehehe

s2Tuka disse...

Creio que ele quis dizer que TEVE a prorrogação mas, não houve gol, por isso foi para os pênaltis ;)

s2Tuka disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
s2Tuka disse...

Aff... Total sem noção! Alguém aí sabe me dizer ao menos um motivo plausível para o Pelé estar usando aquela gravata? ¬¬'

Super Nathan disse...

Não, o que eu quis dizer é que em 1990 o último gol foi de pênalti. Mas foi um pênalti de falta, não pq deu empate. O jogador sofreu falta na área, bateu pênalti e marcou gol que fez a Seleção dele ganhar (cuja qual eu não sei qual é rsrs)

Nunca saberemos pq Pelé usou aquela gravata. Talvez pelo fato da Copa ser nos EUA. Sabia que o último gol dele, ele marcou por um time dos EUA?

Explica, mas não justifica.

Alessandro disse...

Nathan, o gol feito de penalti foi pela seleção alemã cobrado por Andreas Brehme aos 40 minutos do 2° tempo onde decidiu a copa, mas realmente não foi na disputa de penaltis, e o motivo de pelé estar usando a gravata óbvio que a copa era nos estados unidos e também porque o Pelé apesar de ter feito um sucesso no santos ele terminou sua carreira vitoriosa no New York Cosmos e onde declarou ter um grande amor pelos Estados Unidos, espero ter ajudadooo
abraçoss
Deus abençoe

Alessandro disse...

corrigindo uma frase, quando eu disse óbvio que a copa era nos estados unidos eu quis dizer que ele estava usando a gravata primeiramente pq a copa era nos estados unidos e depois é isso
rsrsrs
abraços

Super Nathan disse...

Entendi rs. Mas em plena final de Copa, o Rei do futebol do Brasil, usar gravata dos EUA, é pra acabar né...

S2Tuka disse...

Total sem semancol esse Pelé!

;)

Postar um comentário

by TemplatesForYou-TFY
SoSuechtig, Burajiru